segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alienação na igreja? To fora!


Alienação: Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
Alienar: Afastar, apartar, desviar.


Alienação! Estratégia usada no decorrer de toda a construção histórica da sociedade. Mídia, política e infelizmente a própria religião.
Quero tratar desse artifício usado dentro da minha denominação religiosa, o Protestantismo! O reformador Lutero foi uma figura contra cultural de sua época, uma figura que não deixou que a alienação interferisse no que ele acreditava!
Eu muito combatia quando colegas de classe e professores nos chamavam de "alienados" e sem "opinião"! Continuarei a confrontar e defender o evangelho de Cristo, e nossa capacidade como servos do altíssimo, mas infelizmente devo concordar com meus estimados colegas acadêmicos! As igrejas (não todas) e seus lideres (não todos) virarem um alvo dessas táticas alienadoras, onde as pessoas não possuem criticidade para debater e confrontar tudo aquilo que vem de encontro ao verdadeiro evangelho! Ou seja, a falta de estudo e leitura bíblica. As referencias da igreja não são mais o Senhor e sua palavra, e sim a palavra de "grandes" nomes do meio "gospel", sejam eles ícones musicais, ou pegadores! Sem falar do uso desse artifício não apenas para pregar o neo-pentecostalismno, com a onda da prosperidade e falsas doutrinas, mas também para formar opiniões a respeito de interesses particulares. Um exemplo recente é o envolvimento da igreja evangélica na política, formando opinião e afetando o direito de voto usando ate bordões de frases de efeitos: " se você é de Deus, não vote em fulano, vote em cicrano", "crente que é crente vota assim ou assada". Ah! Tenha paciência! Acredito que todos os seres humanos têm a capacidade de decisão apartir de seus valores e experiências pessoais! Isso se chama Alienar! Como diria  C.H. Spurgeon, um grande escritor e Pastor inglês do século XIX: "Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas.”

Três passos temos que ter com relação a PALAVRA DE DEUS , temos que LER, MEDITAR  ( EXAMINAR )  e PRATICAR . Os crentes de Beréia, MEDITAVAM , EXAMINAVAM as Escrituras TODOS OS DIAS (Atos 17:10-13). Não sejamos pessoas cegamente manipuladas e afastadas do propósito de Deus, sejamos como os irmãos de Beréia, que ao escutar Paulo, examinaram as escrituras, para avaliar se o que Paulo falava era coerente com as Escrituras Sagradas.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Sempre que possível usarei seus artigos em meus blogs ok? Deus te encha de sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Alienação: Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
    Alienar: Afastar, apartar, desviar.


    Alienação! Estratégia usada no decorrer de toda a construção histórica da sociedade. Mídia, política e infelizmente a própria religião.
    Quero tratar desse artifício usado dentro da minha denominação religiosa, o Protestantismo! O reformador Lutero foi uma figura contra cultural de sua época, uma figura que não deixou que a alienação interferisse no que ele acreditava!
    Eu muito combatia quando colegas de classe e professores nos chamavam de "alienados" e sem "opinião"! Continuarei a confrontar e defender o evangelho de Cristo, e nossa capacidade como servos do altíssimo, mas infelizmente devo concordar com meus estimados colegas acadêmicos! As igrejas (não todas) e seus lideres (não todos) virarem um alvo dessas táticas alienadoras, onde as pessoas não possuem criticidade para debater e confrontar tudo aquilo que vem de encontro ao verdadeiro evangelho! Ou seja, a falta de estudo e leitura bíblica. As referencias da igreja não são mais o Senhor e sua palavra, e sim a palavra de "grandes" nomes do meio "gospel", sejam eles ícones musicais, ou pegadores! Sem falar do uso desse artifício não apenas para pregar o neo-pentecostalismno, com a onda da prosperidade e falsas doutrinas, mas também para formar opiniões a respeito de interesses particulares. Um exemplo recente é o envolvimento da igreja evangélica na política, formando opinião e afetando o direito de voto usando ate bordões de frases de efeitos: " se você é de Deus, não vote em fulano, vote em cicrano", "crente que é crente vota assim ou assada". Ah! Tenha paciência! Acredito que todos os seres humanos têm a capacidade de decisão apartir de seus valores e experiências pessoais! Isso se chama Alienar! Como diria C.H. Spurgeon, um grande escritor e Pastor inglês do século XIX: "Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas.”

    Três passos temos que ter com relação a PALAVRA DE DEUS , temos que LER, MEDITAR ( EXAMINAR ) e PRATICAR . Os crentes de Beréia, MEDITAVAM , EXAMINAVAM as Escrituras TODOS OS DIAS (Atos 17:10-13). Não sejamos pessoas cegamente manipuladas e afastadas do propósito de Deus, sejamos como os irmãos de Beréia, que ao escutar Paulo, examinaram as escrituras, para avaliar se o que Paulo falava era coerente com as Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir