Alienação na igreja? To fora!


Alienação: Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
Alienar: Afastar, apartar, desviar.


Alienação! Estratégia usada no decorrer de toda a construção histórica da sociedade. Mídia, política e infelizmente a própria religião.
Quero tratar desse artifício usado dentro da minha denominação religiosa, o Protestantismo! O reformador Lutero foi uma figura contra cultural de sua época, uma figura que não deixou que a alienação interferisse no que ele acreditava!
Eu muito combatia quando colegas de classe e professores nos chamavam de "alienados" e sem "opinião"! Continuarei a confrontar e defender o evangelho de Cristo, e nossa capacidade como servos do altíssimo, mas infelizmente devo concordar com meus estimados colegas acadêmicos! As igrejas (não todas) e seus lideres (não todos) virarem um alvo dessas táticas alienadoras, onde as pessoas não possuem criticidade para debater e confrontar tudo aquilo que vem de encontro ao verdadeiro evangelho! Ou seja, a falta de estudo e leitura bíblica. As referencias da igreja não são mais o Senhor e sua palavra, e sim a palavra de "grandes" nomes do meio "gospel", sejam eles ícones musicais, ou pegadores! Sem falar do uso desse artifício não apenas para pregar o neo-pentecostalismno, com a onda da prosperidade e falsas doutrinas, mas também para formar opiniões a respeito de interesses particulares. Um exemplo recente é o envolvimento da igreja evangélica na política, formando opinião e afetando o direito de voto usando ate bordões de frases de efeitos: " se você é de Deus, não vote em fulano, vote em cicrano", "crente que é crente vota assim ou assada". Ah! Tenha paciência! Acredito que todos os seres humanos têm a capacidade de decisão apartir de seus valores e experiências pessoais! Isso se chama Alienar! Como diria  C.H. Spurgeon, um grande escritor e Pastor inglês do século XIX: "Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas.”

Três passos temos que ter com relação a PALAVRA DE DEUS , temos que LER, MEDITAR  ( EXAMINAR )  e PRATICAR . Os crentes de Beréia, MEDITAVAM , EXAMINAVAM as Escrituras TODOS OS DIAS (Atos 17:10-13). Não sejamos pessoas cegamente manipuladas e afastadas do propósito de Deus, sejamos como os irmãos de Beréia, que ao escutar Paulo, examinaram as escrituras, para avaliar se o que Paulo falava era coerente com as Escrituras Sagradas.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Sempre que possível usarei seus artigos em meus blogs ok? Deus te encha de sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Alienação: Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
    Alienar: Afastar, apartar, desviar.


    Alienação! Estratégia usada no decorrer de toda a construção histórica da sociedade. Mídia, política e infelizmente a própria religião.
    Quero tratar desse artifício usado dentro da minha denominação religiosa, o Protestantismo! O reformador Lutero foi uma figura contra cultural de sua época, uma figura que não deixou que a alienação interferisse no que ele acreditava!
    Eu muito combatia quando colegas de classe e professores nos chamavam de "alienados" e sem "opinião"! Continuarei a confrontar e defender o evangelho de Cristo, e nossa capacidade como servos do altíssimo, mas infelizmente devo concordar com meus estimados colegas acadêmicos! As igrejas (não todas) e seus lideres (não todos) virarem um alvo dessas táticas alienadoras, onde as pessoas não possuem criticidade para debater e confrontar tudo aquilo que vem de encontro ao verdadeiro evangelho! Ou seja, a falta de estudo e leitura bíblica. As referencias da igreja não são mais o Senhor e sua palavra, e sim a palavra de "grandes" nomes do meio "gospel", sejam eles ícones musicais, ou pegadores! Sem falar do uso desse artifício não apenas para pregar o neo-pentecostalismno, com a onda da prosperidade e falsas doutrinas, mas também para formar opiniões a respeito de interesses particulares. Um exemplo recente é o envolvimento da igreja evangélica na política, formando opinião e afetando o direito de voto usando ate bordões de frases de efeitos: " se você é de Deus, não vote em fulano, vote em cicrano", "crente que é crente vota assim ou assada". Ah! Tenha paciência! Acredito que todos os seres humanos têm a capacidade de decisão apartir de seus valores e experiências pessoais! Isso se chama Alienar! Como diria C.H. Spurgeon, um grande escritor e Pastor inglês do século XIX: "Preguem o evangelho tendo em vista unicamente a glória de Deus, ou então, segurem suas línguas.”

    Três passos temos que ter com relação a PALAVRA DE DEUS , temos que LER, MEDITAR ( EXAMINAR ) e PRATICAR . Os crentes de Beréia, MEDITAVAM , EXAMINAVAM as Escrituras TODOS OS DIAS (Atos 17:10-13). Não sejamos pessoas cegamente manipuladas e afastadas do propósito de Deus, sejamos como os irmãos de Beréia, que ao escutar Paulo, examinaram as escrituras, para avaliar se o que Paulo falava era coerente com as Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!