Eu ouço música do mundo!



Lembro que no início da minha caminhada cristã fui ensinado pelos meus discipuladores que toda música que não fosse evangélica vinha do diabo. Com isso tive que jogar fora todos os meus discos (na época não existiam CDs).

Com o passar do tempo e com a maturidade cristã, entendi a doutrina da graça comum. Em virtude desta compreensão, voltei a ouvir a boa música popular brasileira. Bom, antes que seja apedrejado pelos religiosos de plantão, é importante salientar de que Deus estabeleceu como ordem a graça comum. E que esta é a fonte de toda, cultura, e virtude comum que encontramos entre os homens. Em outras palavras isto significa que Deus em sua infinita graça fez com que o sol nascesse sobre o justo e o injusto, e mandasse chuva sobre o bom e o mau. Entre as bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas a esta fonte, podemos enumerar a saúde, a prosperidade material, a inteligência em geral, os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc.

Talvez por ignorância, parte dos evangélicos em nome de Deus dicotomizaram a existência dualizando o mundo. Infelizmente fundamentados numa pseudo-espiritualidade, um número imensurável de cristãos tem ao longo dos anos avaliado como profano e imoral tudo aquilo que não brota dos arraiais evangélicos. Para estes, quem ouve musica do mundo ou vai ao teatro assistir uma peça, cede às tentações do diabo. Segundo esta perspectiva, a arte, a cultura e a música secular foram “divinamente satanizadas”.Como disse o pastor Marcio de Souza é absolutamente impossível negar a ação de Deus entre os homens ao ouvir clássicos da música como “One” do U2, ou "Miss Sarajevo" onde Luciano Pavarotti leva qualquer um às lágrimas com sua participação especial.

Eu particularmente sou tocado com a musicalidade de Elis, com o ritmo da bossa nova, com a voz de Maria Rita, com a brasilidade de Gonzaguinha, Com as letras de Renato Russo, com a inteligência do Lenine, com o doce gingado do baião nordestino, com a voz de Frank Sinatra, com as sinfonias de Bethoven, Bach e Mozart, com a música de Roberto Carlos, com a arte do Police, U2 , Dire Straits e tantos outros mais.

Meu amigo, não consigo ver deteminadas menifestações musicais ou culturais como satânicas ou malignas, antes pelo contrário, a multiforme manifestação cultural no ser humano, aponta diretamente para um Deus generoso que é absolutamente apaixonado pela arte, música e cultura.

Louvado seja o Senhor pela graça comum!

Renato vargen: http://renatovargens.blogspot.com/

Comentários

  1. A Graça Comum é um refreamento que Deus impõe ao ser humano para que ele não seja tão mau quanto poderia ser (para refrear o pecado) e para o seu desenvolvimento (no caso das tecnologias, da medicina e das artes e etc.). Mas que fique claro que nenhuma dessas coisas colabora para a salvação de ninguém, pois não possuem caráter redentivo, sendo simplesmente benefícios que o Senhor concede aos homens porque Deus é bom.

    Devemos ter muito cuidado quando afirmamos:
    Ei Mundo... “Eu ouço música do mundo!”
    Porque todos estão nos observando. Como vou ser diferente se escuto as mesmas músicas que eles. Não vou ser hipócrita em afirmar que não escuto músicas do mundo, mas quando escuto, (pouquíssimas vezes) Escuto só para mim. E tenho a cada dia ouvido menos, pois tenho visto que em nada me edificam e em nada testificam do evangelho. Como músico sei que a música tem um poder de influenciar muito grande. E muitos dos que defendem essa bandeira, dão maus testemunhos em suas casas ouvindo essas músicas no volume máximo, e o mundo está lá do lado de fora apontando e dizendo: Essa é uma casa de crente? Cuidado meus irmãos.


    Pode se aprender muitas coisas importantes acerca do mundo com a música e coisas derivadas
    da graça comum. Mas destas fontes não se consegue as respostas a muitas das grandes
    perguntas da vida. Por isso não devemos acreditar em tudo que ouvimos e lemos por ai
    pois as respostas, para tudo que nos é necessário, está na Bíblia Sagrada.

    Devemos sempre nos embasar nela.

    2 Coríntios 6:14
    “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”

    1 Jo 2:15-16
    "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."

    Mateus 6:24

    “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro.”

    1 João 5:19
    “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Kennedy, não faz sentido não ouvir certas músicas só porque não são sacras. Será que é porque você se sente edificado por música sacra, mesmo que ouvir músicas que não são sacras não seja pecado?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!