“Igreja Soberba”



Antes de tudo, quero agradecer a Deus que me deu ousadia e sabedoria para falar desse assunto tão polêmico que muitos ignoram ou simplesmente não querem discutir porque se enquadra nesse tema. Também gostaria de dizer que não escrevo isso para servir de “carapuça” para ninguém, mas não é culpa minha se a “carapuça” servir, então receba isso como um recadinho da parte de nosso Pai celestial para suas vidas amados!
Como gosto da língua portuguesa, fui até o dicionário para ver o que significa “soberba” e “soberbo”. Soberba: Orgulho, arrogância, presunção. Soberbo: Arrogante, orgulhoso, vaidoso, presunçoso, Pessoa orgulhosa, arrogante: “Deus castiga os soberbos.” Isso é o que esta no dicionário, e o que achei interessante é que lá diz que Deus castiga o soberbo! Amados, é triste, mas dentro de nossas congregações estamos repletos de pessoas que se encaixam nessa descrição de soberba ou de pessoas soberbas! Tenho me inquietado com coisas que venho presenciando no Reino de Deus. É lamentável como as pessoas se exaltam em suas próprias forças ou esforços. Quero alertar a todos, começando por mim, que isso não pode existir no meio do povo que se diz Eleito de Deus. Mas vamos para a bíblia não é? O texto base é Jeremias 9:23 que diz: “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas.” Vemos pessoas soberbas de pastor até um simples irmão da igreja. São pessoas cheias de si, Cristo e seu evangelho de nada valem. São músicos que esbanjam conhecimento musical, solando para serem olhados e admirados pelos irmãos, alguns chegam até duelar no púlpito na ministração do louvor, cantores que fazem da igreja, platéia para mostrarem o quanto são bons no “gogo”. E os que pregam? Pastores que não aceitam uma palavra do Senhor, se não for de sua boca, o conhecimento que os irmãos adquirem de nada serve! Diáconos e Presbíteros que se deixam tomar pelo poder que o cargo traz! Seminaristas que pensam saber de tudo, e não respeitam as opiniões dos irmãos por simplesmente não estarem em um seminário. Jovens que possuem blog’s, lideres de departamento, sem falar nas “bençãos” que tem uma condição de vida boa, e esbanjam arrogância pra todo lado! Esse tipo de comportamento traz uma série de problemas para o Reino, e acredito que o maior deles é a falta de ênfase no evangelho da salvação, e o desconforto entre os irmãos que vivem em uma eterna competição de conhecimento, força e riquezas! Esquecemos de uma coisa amados! Cristianismo é humildade também! Colossenses 3:12 diz: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”. Provérbios 15:33 diz: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.”  Deus nos quer HUMILDES.
Chega de soberba na igreja amados! Precisamos ser humildes assim como Jesus foi humilde, e como as escrituras sagradas no novo e no velho testamento nos alertam e nos guiam a sermos humildes! Quer se gloriar em algo? Faça como diz em Jeremias 9:24 “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”. Façamos tudo para honra e Glória do Senhor! Ele sim merece toda a exaltação, louvor, e honra em nossos atos! Busque sabedoria, conhecimento, força e bençãos, para que o Reino cresça e o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja glorificado com nosso testemunho de humildade, servidão, amor e gratidão ao Ele. Que Deus tenha misericórdia de todos nós! Igreja soberba? To fora!


Lankaster A. Oliveira.

Comentários

  1. Infelizmente Lan, o que você postou ai é o que mais existe em nosso meio, e é uma contradição muito grande, pois nosso Pai disse que somos Povo Eleito, Geração Escolhida, lá em 1ª Pedro 1:15 mesmo diz: “Assim como é Santo aquele que vós chamou, sede vós também santos.” Com ênfase nisso era para darmos exemplos, buscar cada dia mais a presença, o direcionamento e discernimento de Deus, mas ao contrário, alguns quando lêem esse versículo acham que pelo fato de fazerem “algo” na obra de Deus já são Santos e a Igreja deve ser como eles, não sei como pisam no chão ainda, Cara Santo mesmo só Deus, mas em fim são para esses que pensam que são Cristãos que Jesus veio, para se tocarem e verem que ainda que façam de tudo, não passam de trapos de imundícias!

    Deus o abençoe meu irmãozinho e saiba que gostei do tema polêmico e abundante em nosso meio! Abração! Fica na Paz do Senhor Jesus!

    Weslley Smith Espínola de Sousa
    Membro da Juventude que sabe adorar (JSA)!
    Igreja Evangélica Congregacional do Calvário.

    ResponderExcluir
  2. Um tema que é uma realidade nas nossas igrejas, e devemos nos envergonhar disso! O que nos sustenta é o dom imerecido que vem de Deus, pois se fossemos receber por merecimento nada tínhamos da parte d'Ele. A igreja deve buscar a verdadeira essência de Deus, só assim poderemos deixar a soberba de lado e buscar a humildade realmente!
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!