Deus, a igreja e o mundo: Uma reflexão sobre a Igreja de Moçambique




“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.Colossenses 3:16

Quantas tragédias já aconteceram esse ano no mundo? Nos últimos dias um ciclone de nome Idai devastou Moçambique, país africano. Apesar da mídia brasileira estar mais preocupada em desestabilizar o atual do que noticiar o que acontece, através da internet temos o seguinte quadro: o ciclone deixou milhares desabrigados, mortos, sem água potável, sem energia elétrica, ou seja, o caos toma conta desse país.
Muitas igrejas foram devastadas. Recebi a informação através de um pastor da Igreja do Nazareno aqui de Campina Grande que dois mil irmãos nazarenos estão desabrigados, e com seus templos em ruínas. Várias outras denominações estão na mesma situação. Porém, tive acesso a um vídeo que me emocionou de início, depois me levou a refletir, e por fim me ensinou algo muito importante: a igreja do senhor e o senhor da igreja devem ser nossa prioridade.
Assista o vídeo:



Irmãos, é de arrepiar, não é? Pois bem. Em meio aos caos os irmãos de Moçambique nos mostram muitas coisas e é sobre isso eu quero refletir hoje: o que é a igreja ou o que é ser igreja?
A escritura sagrada nos dá muitas evidências que a igreja é plano de Deus, reuni os santos, foi fundada e edificada por Cristo, nele mesmo e que somos nós que formamos essa igreja, visível e invisível. Quando me deparei com o vídeo acima muitas coisas me vieram a cabeça. Que convicção desses irmãos! Que devoção ao nosso Deus! Que fidelidade com a igreja local.
Segundo Wayne Grudem “a igreja é a comunidade de todos os verdadeiros cristãos em todos os tempos”. O famoso professor de teologia nos afirma que a igreja é a comunhão de todos os cristãos, de todos os lugares, de todos os tempos, do Gênesis até o fim dos tempos. Não podemos esquecer também que essa é a definição do que conhecemos como a igreja invisível, ou seja, como o próprio Deus vê sua igreja. Por isso sentimos tanto com a tragédias dos irmãos de Moçambique. Mas também existe a instituição física, as igrejas locais, iniciadas com o próprio Cristo (Mateus 16:18) e continuada pelos apóstolos, até os dias de hoje, e foi por essa igreja que o Senhor Jesus se entregou na Cruz (Efésios 5:25) e que a prepara e separa para si, como uma relação familiar (2ª Coríntios 11:2).
É na igreja que os santos se mantem unidos a Cristo como também com os irmãos em comunhão. Também segundo Grudem, sobre a igreja pesa uma responsabilidade: ministrar a Deus (Colossenses 3:16), aos irmãos (Colossenses 1:28 – Efésios 4:12-13) e ao mundo (Mateus 28;19 – Atos 1:8). A igreja existe para sua Glória, para edificação dos santos e para proclamação do Evangelho. É isso eu identifico nesse vídeo. Vamos refletir em três pontos sobre a cena da Igreja de Moçambique:
Uma igreja que ama ao Senhor sobre todas as coisas. Os irmãos de Moçambique nos mostram que o seu Deus, o nosso Senhor e Salvador, é a prioridade e sua primazia. Muitos deles podem não ter o que comer ou beber, mas estão no local onde fora edificada sua igreja adorando ao Senhor, com corações gratos e alegres. Ai eu te pergunto, será que em meio a essas adversidades hoje, você cantaria canções como “não tenho outro bem além de ti”, ou “Te louvarei, não importa as circunstâncias”?
Uma igreja que valoriza a congregação dos irmãos e a comunhão. Na cena podemos observar muitos irmãos e irmãs, juntos! E não apenas juntos, mas juntos na igreja! Os irmãos nos mostram na prática o que lemos nas passagens bíblicas e no que o professor Wayne Grudem nos ensina. A igreja é a comunidade dos VERDADEIROS cristãos. Cristão que confessa verdadeiramente Cristo, ama estar na igreja. Não posso conceber a ideia que muitos “cristãos” defendem que a igreja ou congregar em uma igreja é desnecessário, até mesmo defendem que a igreja não deveria existir, que ele sozinho pode buscar a Deus e manter-se em comunhão com Deus. Isso vai de encontro com o propósito da Missão de Deus, com o legado de Cristo e dos apóstolos. Não importa o argumento que use: “fui perseguido, não sou reconhecido, o pastor é falho, os irmãos são falsos, o mundo exerce mais justiça social que a igreja...” nada, absolutamente nada serve de base, muito menos base bíblica para isso. Recomendo a leitura de um livro: “Sobrevivente – Sou Cristão, apesar da Igreja” do Philip Yancey. Não deixem de congregar, como é o costumes de alguns (Hebreus 10:25).
Uma igreja que se cumpre o chamado: ide e pregai. Imagine o caos, mesmo que minimamente. Pessoas mortas, desaparecidas, inundações, falta de energia, sem água potável, sem teto... Teríamos cabeça para outra coisa? Para subir a igreja? Ajudar uns aos outros? Sinceramente, seria impossível. Agora imagina pregar? Essa atitude dos irmãos também me mostra a urgência da igreja de ser testemunha de Deus para o povo em meio ao caos. A igreja é quem tem a mensagem correta para o homem, em todo o tempo (2ª Timóteo 4:2).
Ame a Deus sobre todas as coisas, não deixe de congregar, preguem o evangelho em tempo e fora de tempo. É essa a mensagem que aprendi e que compartilho com os irmãos. Que Deus tenha misericórdia de nós! E a você que se enquadra no que chamamos hoje de “desigrejados”, ou que não quer congregar ou acha a igreja bobagem, minha oração é que Deus mude sua mente e coração, não pelo meu texto, mas por sua Sagrada Escritura.

Em cristo,
Lankaster A. Oliveira

Comentários

  1. Primeiro gostaria de expressar que relamenre só fiquei sabendo desse fato com o povo em Moçambique pelo texto acima. Os meios pelos quais deveriam nos informar, trás mais desinformação do que qualquer coisa, mas não vem ao caso agora. Meu amigo Lankas, já ouviu aquela célebre frase: "Isso da um ótimo sermão viu meu irmao". Mais uma vez o blog tem demonstrado uma qualidade em aplicar o verdadeiro evangelho, as sagradas escrituras na vida do leitor, e de fato são esses os nossos dilemas como cristãos. É preciso estar em comunhão, é necessário viver como Igreja, na Igreja e com a Igreja. Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!