Quem sou na minha Igreja?


Recentemente tive o privilégio de ministrar aos jovens de minha congregação, durante a Escola Bíblica Dominical, uma lição sobre o conceito mais teológico sobre a Igreja, tomando por base a teologia sistemática do professor Wayne Grudem. Durante minha pesquisa me deparei com uma citação atribuída ao pastor e professor americano Francis Chan que dizia o seguinte: “Como ficaria sua igreja se todas as pessoas tivessem o mesmo grau de comprometimento que você tem?” Essa frase não saiu da minha cabeça e é sobre isso que gostaria de refletir nesse texto.
Temos pelo menos duas possíveis resposta, concorda? Refletindo sobre o questionamento podemos chegar a conclusão positiva: Se todos tivessem o mesmo grau de comprometimento que eu, a igreja seria muito ativa no serviço, no ensino, na oração. Possivelmente teríamos uma Treliça sólida para sustentar uma viva videira. Assim, cumprindo a orientação bíblica de 1ª Coríntios 15:58 que diz “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” Porém, podemos ter a antagônica percepção. Se todos em sua comunidade fossem descompromissados, como sua igreja estaria? Vivemos em tempos difíceis. O “mudo secular” e sua influência na igreja assim como o esfriamento de muitos tem afetado a igreja. Temos homens e mulheres, jovens e adolescente que na busca incessante pela realização profissional como as conquistas pessoais tem se afastado dos cargos, dos ofícios, das atividades, programações e até do culto público. Isso é um importante sinal de alerta que você deve estar atento. As palavras de Jesus são muito claras em Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Um outro ponto importante eu devemos levar em consideração com o não envolvimento com a igreja local é a falsa ideia que a igreja é um mero organismo humano, sem importância e irrelevante para sua vida cristã. Desculpa meu querido, mas este pensamento é herético. A palavra de Deus é muito clara em relação a isso. A igreja, visível e invisível e o corpo de Cristo, que ele fundará em si mesmo conforme Mateus 16:18-19. Essa igreja que crescia em Atos, que sobreviveu as perseguições religiosas e do Império Romano, foi resgatada na Reforma Protestante e vive até os dias de hoje. Somos a sua Família, (1 Tm 5:1-2; Ef 3:14; Mt 12:49-50), somos sua Noiva (Ef 5:32; 2 Co 11:2), somos os Ramos da videira (Jo 15:5), somos o Novo templo (1 Pe 2:4-8), somos Casa de Deus (Hb 3:6) somos Sacerdotes (1 Pe 2:5), somos Coluna e Baluarte da Verdade (1 Tm 3:15) Corpo de Cristo: (1 Co 12:12-27, Ef 1:22-23; 4:15-16; Cl 2:19) Portanto, fomos chamados também para boas obras, e isso deve começar com um envolvimento real, sincero e verdadeiro com sua igreja local, caso contrário, no dia eu resolva “dar as caras”, se depare com portas fechadas.
Não tem como manter um relacionamento com Jesus, e não amar também a sua noiva. Jesus funda sua igreja para que os seus vivam em comunidade, o adorando, o servindo e o aguardando. Nos envolvemos com tanta energia em ECC, EC, EJC...  O que falta para você despertar ou retornar aos trabalhos de sua igreja local? Buscamos a pregação perfeita, o pastorado ideal, o melhor estilo de louvor. Mas eu e pergunto, nós temo buscado ser um membro, cristão, servo e cooperador eficaz na obra, em nossa igreja? Pensemos nisso. Que o Senhor nos abençoe.

Lankaster A. Oliveira
Soli Deo Gloria

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!