Você está preparado para receber um NÃO do Senhor?


Tenho refletido ultimamente sobre umas coisas dentro de nossas igrejas. Uma que me chama atenção, e tem tomado meu tempo de meditação é a velha historia da “vitória”. Muita gente postando coisas em suas redes sociais sobre o tema! São letras de músicas declarando vitoria.  São meio que “orações” declarando vitória sobre isso e aquilo. Esperando em Deus, essa é a frase que mais vejo acompanhada dessas declarações. O que venho a pensar é: Estão mesmo esperando o melhor de Deus, ou o melhor que eles acham? Estão mesmo preparados para receber uma resposta divergente do sim tão desejado? Não me engano e nem estou equivocado em afirmar que 75% dessas pessoas não estão preparadas para um possível não! Isso tem causado muito desgosto dentro das igrejas porque tem se ensinado erroneamente que crente que é crente só ganha, nunca perde!
Textos bíblicos fora de contexto, clichês de pregadores e cantores, músicas, livros, tudo isso tem ajudado a forma uma consciência coletiva sobre essa ideologia de vitórias. Vou citar dois textos que causam grande alvoroço quando lidos, ou declamados por cantores e pregadores. Filipenses 4:13 diz: “Posso todo as coisas naquele que me fortalece”. Tenho certeza que Paulo não quis dizer que devemos ser super-heróis. Paulo quer dizer, dentro do contexto bíblico dessa carta que em todas as circunstâncias que a vida poderia deixar Paulo, ele sabia conviver com tal realidade, porque ele tudo podia suportar naquele que o fortalece, Jesus, nosso Senhor e salvador! Paulo sabia que existiam bons e maus dias, ganhos e perdas, mas ele sabia lidar com isso, porque o Senhor o fortalecia! Simples de entender ou você ainda acha que Paulo queria dizer que não podemos perder e só ganhar?  Outro texto famosinho entre os adeptos do “De glória pra receber vitória” é Romanos 8:37 que diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Sem sombra de duvidas que para mim, o capítulo 8 de Romanos é lindo, mas completo, e não versículo separado, fora de contexto. Nessa linda passagem escrita por Paulo, ele descreve como vive a pessoa que é governada pelo Espírito Santo de Deus, e como é forte o amor de Deus, amor que recebemos por estarmos unidos com Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador. Dos versículos 31 ao 39 desse mesmo capitulo, Paulo fala sobre sermos vitoriosos em Cristo Jesus, porque ele nos salvou, e nos ama, e temos uma vida com Ele, porque ninguém, nada nem aqui, nem lá em cima, nem no universo, nem no sofrimento, nem na dificuldade, na perseguição, fome, pobreza, e morte nos separa do amor de Cristo! Viu? Somos vitoriosos em todas as adversidades porque Cristo nos ama. Estamos a mercê de bons e maus momentos! Temos uma visão distorcida do que é vitória! Vitória não é alcançar o que VOCÊ quer pra SUA vida! Vitória, para mim, depois de meditar na palavra Sagrada, é viver com Cristo, é ter seu amor, porque estamos com Ele! Não me esqueço do que o próprio Paulo preso diz em Filipenses 1:21 “Porque viver para mim é Cristo, e o morrer é ganho.” Sente só isso, Paulo preso, humilhado, sendo caluniado, perseguido, e sendo ridicularizado por anunciar o evangelho. Não conheço outra pessoa que tenha mais autoridade para tratar do assunto “vitória”, o apóstolo sofreu tudo o que nenhum de você suportaria, e ele se dizia vitoriosos, porque estava unido com Cristo, e não porque tinha a namorada que queria, a casa que queria, o carro do ano etc.
Vejo o apostolo Paulo, como um exemplo do que se entende como uma pessoa vitoriosa, e que estava sempre preparado para o sim e o não do Senhor, porque ele esperava no Senhor de verdade! E é porque nem falei no que se passou na vida de Jó. E também nem venha falar comigo sobre “confissão positiva”, isso é anti-bíblico e sem fundamentação alguma! Repetir palavras e acreditar que isso te levará a alcançar o que deseja, nem em história da Dona carochinha vejo isso, muito menos na Bíblia!! Queremos e até fazemos Deus de boneco, de fantoche, ou pensamos que Deus é um menino que enganamos com bombons para conseguirmos o que queremos como diz meu amigo Presbitério Edvaldo Filho. Queremos por Deus em nossos bolsos. ELE É DEUS, NÃO SE ESQUEÇAM DISSO! Perecemos por falta de conhecimento! O povo escuta e ouvi de tudo, mas não lêem a bíblia. Ame a Palavra, medite, estude, e não caia em falsos ensinamentos e erros que não glorificam a Deus! Então Lankaster, você não acredita que Deus pode fazer maravilhas por nós? Acredito amados, tudo conforme Ele quer, e não como queremos! Pense nisso.

Lankaster Almeida Oliveira.

Comentários

  1. Assim como eu muitos não estão preparados pra escutar um NÂO de Deus... e as maiores das pregações sempre se falam das vitorias que se tem ao aceitar Jesus como salvador , realmente temos vitorias mas essas vitorias não signifucam ki tudo vai dar certo na vida e ki não iremos passar por por problemas , pra mim a vitoria é ki diante do problema terei Deus comigo e se algo do eu queria não deu certo é pq Deus me deu um grande livramento pq Ele sabe o que realmente é bom pra mim ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lankas mto bom!
    Que Deus continue te guiando!
    Bjus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pescar em Aquário: Qual o problema?

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Eu não abro mão da Palavra de Deus!