Você está preparado para receber um NÃO do Senhor?


Tenho refletido ultimamente sobre umas coisas dentro de nossas igrejas. Uma que me chama atenção, e tem tomado meu tempo de meditação é a velha historia da “vitória”. Muita gente postando coisas em suas redes sociais sobre o tema! São letras de músicas declarando vitoria.  São meio que “orações” declarando vitória sobre isso e aquilo. Esperando em Deus, essa é a frase que mais vejo acompanhada dessas declarações. O que venho a pensar é: Estão mesmo esperando o melhor de Deus, ou o melhor que eles acham? Estão mesmo preparados para receber uma resposta divergente do sim tão desejado? Não me engano e nem estou equivocado em afirmar que 75% dessas pessoas não estão preparadas para um possível não! Isso tem causado muito desgosto dentro das igrejas porque tem se ensinado erroneamente que crente que é crente só ganha, nunca perde!
Textos bíblicos fora de contexto, clichês de pregadores e cantores, músicas, livros, tudo isso tem ajudado a forma uma consciência coletiva sobre essa ideologia de vitórias. Vou citar dois textos que causam grande alvoroço quando lidos, ou declamados por cantores e pregadores. Filipenses 4:13 diz: “Posso todo as coisas naquele que me fortalece”. Tenho certeza que Paulo não quis dizer que devemos ser super-heróis. Paulo quer dizer, dentro do contexto bíblico dessa carta que em todas as circunstâncias que a vida poderia deixar Paulo, ele sabia conviver com tal realidade, porque ele tudo podia suportar naquele que o fortalece, Jesus, nosso Senhor e salvador! Paulo sabia que existiam bons e maus dias, ganhos e perdas, mas ele sabia lidar com isso, porque o Senhor o fortalecia! Simples de entender ou você ainda acha que Paulo queria dizer que não podemos perder e só ganhar?  Outro texto famosinho entre os adeptos do “De glória pra receber vitória” é Romanos 8:37 que diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Sem sombra de duvidas que para mim, o capítulo 8 de Romanos é lindo, mas completo, e não versículo separado, fora de contexto. Nessa linda passagem escrita por Paulo, ele descreve como vive a pessoa que é governada pelo Espírito Santo de Deus, e como é forte o amor de Deus, amor que recebemos por estarmos unidos com Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador. Dos versículos 31 ao 39 desse mesmo capitulo, Paulo fala sobre sermos vitoriosos em Cristo Jesus, porque ele nos salvou, e nos ama, e temos uma vida com Ele, porque ninguém, nada nem aqui, nem lá em cima, nem no universo, nem no sofrimento, nem na dificuldade, na perseguição, fome, pobreza, e morte nos separa do amor de Cristo! Viu? Somos vitoriosos em todas as adversidades porque Cristo nos ama. Estamos a mercê de bons e maus momentos! Temos uma visão distorcida do que é vitória! Vitória não é alcançar o que VOCÊ quer pra SUA vida! Vitória, para mim, depois de meditar na palavra Sagrada, é viver com Cristo, é ter seu amor, porque estamos com Ele! Não me esqueço do que o próprio Paulo preso diz em Filipenses 1:21 “Porque viver para mim é Cristo, e o morrer é ganho.” Sente só isso, Paulo preso, humilhado, sendo caluniado, perseguido, e sendo ridicularizado por anunciar o evangelho. Não conheço outra pessoa que tenha mais autoridade para tratar do assunto “vitória”, o apóstolo sofreu tudo o que nenhum de você suportaria, e ele se dizia vitoriosos, porque estava unido com Cristo, e não porque tinha a namorada que queria, a casa que queria, o carro do ano etc.
Vejo o apostolo Paulo, como um exemplo do que se entende como uma pessoa vitoriosa, e que estava sempre preparado para o sim e o não do Senhor, porque ele esperava no Senhor de verdade! E é porque nem falei no que se passou na vida de Jó. E também nem venha falar comigo sobre “confissão positiva”, isso é anti-bíblico e sem fundamentação alguma! Repetir palavras e acreditar que isso te levará a alcançar o que deseja, nem em história da Dona carochinha vejo isso, muito menos na Bíblia!! Queremos e até fazemos Deus de boneco, de fantoche, ou pensamos que Deus é um menino que enganamos com bombons para conseguirmos o que queremos como diz meu amigo Presbitério Edvaldo Filho. Queremos por Deus em nossos bolsos. ELE É DEUS, NÃO SE ESQUEÇAM DISSO! Perecemos por falta de conhecimento! O povo escuta e ouvi de tudo, mas não lêem a bíblia. Ame a Palavra, medite, estude, e não caia em falsos ensinamentos e erros que não glorificam a Deus! Então Lankaster, você não acredita que Deus pode fazer maravilhas por nós? Acredito amados, tudo conforme Ele quer, e não como queremos! Pense nisso.

Lankaster Almeida Oliveira.

Comentários

  1. Assim como eu muitos não estão preparados pra escutar um NÂO de Deus... e as maiores das pregações sempre se falam das vitorias que se tem ao aceitar Jesus como salvador , realmente temos vitorias mas essas vitorias não signifucam ki tudo vai dar certo na vida e ki não iremos passar por por problemas , pra mim a vitoria é ki diante do problema terei Deus comigo e se algo do eu queria não deu certo é pq Deus me deu um grande livramento pq Ele sabe o que realmente é bom pra mim ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lankas mto bom!
    Que Deus continue te guiando!
    Bjus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

So lembram de Cristo na Semana Santa.

Pescar em Aquário: Qual o problema?

Eu não abro mão da Palavra de Deus!